Seja Bem Vindo!!

"Um olhar moderno enxerga o meio ambiente com oportunidade, jamais como problema"


terça-feira, 25 de maio de 2010

Biodiversidade. É de comer?

A Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo.
Sábado passado (22/05), comemorou-se também o dia mundial da Biodiversidade. Mas afinal, o que é Biodiversidade?
Na verdade não há uma definição consensual do que é biodiversidade , mas o termo refere-se a quase uma totalidade de definições a toda e qualquer variedade do mundo natural e sua riqueza.
Os cientistas não sabem responder qual é a biodiversidade mundial. Na verdade não se tem qualquer informação sobre este valor. Admiti-se que o número de espécies biológicas no planeta esteja entre 2 a 80 milhões. Pois é. Isso mesmo! Não conhecemos nada ainda.
Cada uma dessas espécies é o resultado de milhões de anos de evolução orgânica, representando assim, um patrimônio genético de um valor inestimável.
Milhares de espécies de vegetais e animais são utilizadas pelo Homem na alimentação, na produção de energia e trabalho, na produção de remédios e vacinas.
A filosofia conservacionista não é altruísta, mas egoísta, pois pensa sempre na preservação das espécies para futuros usos da humanidade, preocupando-se sobretudo com a sobrevivência do Homem. É o nosso antropocentrismo dominante. E laia!
Em um vegetal qualquer da Floresta Atlântica ou Amazônica não estaria a cura do câncer? Em um pequeno macaco destas florestas não poderia ser desenvolvida a vacina contra a AIDS?
Quantos defensivos agrícolas serão desenvolvidos com o auxílio da biodiversidade? Quais as doenças novas da humanidade do futuro que terão suas curas nos elementos da natureza?
O Homem vem destruindo a biodiversidade há cerca de 7 mil anos. Muitas espécies de animais e vegetais já desapareceram e não poderão jamais ser recuperadas. Extinção é pra sempre!
As florestas tropicais são responsáveis pela maior biodiversidade mundial. O Brasil, detentor da maior floresta tropical úmida, é considerado como o país mais rico do mundo, pois a biodiversidade é ponderada hoje, principalmente pelos países desenvolvidos, como a maior riqueza da Terra, pois é a matéria prima da Biotecnologia.
Entretanto, as florestas tropicais do planeta estão sendo inutilmente destruídas, buscando-se lucros imediatistas, sendo substituídas por pastagens que duram poucos anos além de acarretarem outros sérios problemas ambientais.
Bom, agora que sabemos da existência dessas datas comemorativas, do que realmente significa o termo biodiversidade e na minha humilde e modesta tentativa de uma reflexão, fica apenas uma pergunta.
Até que ponto essa política desenvolvimentista acima de tudo e todos se sustentará diante de um planeta que clama por respeito?

Ricardo Zaccarelli Fº é Biólogo, Pós graduando em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ/USP e em Direito Ambiental. Atualmente é Diretor da ECOLOGIC Projetos e Consultoria Ambiental. www.ecologicambiental.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário